Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021
Qual a melhor tripa para embutidos
Nesta Breve comparação mostraremos várias vantagens e desvantagens das tripas naturais de porco, carneiro ou boi, e das tripas artificiais de colágeno, para que você possa avaliar e escolher a que mais se aproxima do que você procura para o seu embutido.
Vantagens das tripas naturais de porco,
carneiro ou boi.
- Textura mais macia e única na boca: A tripa natural tem a vantagem de ter uma textura inconfundível. Por mais que a tecnologia, na fabricação de tripas artificiais tenha avançado bastante, ainda não há uma imitação perfeita com relação à consistência de uma tripa de porco natural.
- Acabamento mais artesanal: A tripa natural proporciona um acabamento mais atraente, dispensando o excesso de propagandas, pois o produto final se garante por si mesmo.
- Tripas naturais são mais moldáveis: Uma tripa natural de porco ou de carneiro permite que o charcuteiro possa moldá-la de acordo com a sua vontade, seja mais curva ou mais reta.
- Mais elásticas: Uma das situações mais chatas que podem acontecer é tentar colocar a tripa no funil para ensacar e não conseguir, porque ela está justa demais. Por serem mais elásticas, as tripas naturais permitem mais mobilidade no trabalho de colocar na máquina, de rechear e até de amarrar.
- As tripas naturais são mais permeáveis, permitindo astrocas gasosas e de vapor com o meio ambiente: Durante a elaboração da linguiça, há a necessidade de reações químicas importantes para que o produto chegue ao ponto e textura ideais, por isso é indispensável que haja essa troca de oxigenação e vaporização.
- Estão presentes em produtos que dão prioridade à qualidade: Geralmente, salsichas mais sofisticadas são feitas com tripas naturais de carneiro.
- Favorecem a penetração da defumação: Lembra que a tripa natural tem uma grande capacidade de oxigenação? Pois é, além das trocas mencionadas, ela permite que a fumaça da defumação tenha mais contato com a linguiça, proporcionando um produto mais saboroso.
- Protegem o agradável sabor do embutido: Por serem naturais, não interferem no sabor do conteúdo.
- Resistentes a altas temperaturas: As tripas naturais têm a vantagem de suportarem as altas temperaturas do óleo quente e da brasa, sem estourar.
TRIPAS NATURAIS – DESVANTAGENS
- Demandam mais tempo para a preparação: Por serem naturais e usarem de um meio natural para a sua conservação, o sal, elas precisam ser higienizadas e hidratadas para ficarem prontas para uso.
- Costumam apresentar odores fortes: Por vezes, quando ficam sem oxigenação por muito tempo, elas podem apresentar um cheiro forte e isso causar a sensação de que estão estragadas, quando na verdade apenas precisam de um pouco de oxigenação.
- Podem apresentar manchas rosadas: Essas manchas, assim como os odores, podem aparecer quando há fala de oxigenação.
- Podem perder sua umidade com o tempo: Conforme vão ficando um pouco mais próximas da validade, as tripas naturais podem ficar mais ressecadas. Além disso, podem apresentar um líquido que aparenta ser produto de maceração, porém é a forma da tripa perder a sua umidade natural.
- Risco de imperfeições: Como o produto é obtido a partir do trato intestinal de um animal, a tripa natural pode conter imperfeições como furos, rasgos ou formato não padronizado
- Não possui padrão de tamanho e forma: Isso sem dúvida impede uma padronização em nível industrial.
- Pouco resistentes: Por ser um produto natural, a tripa não irá resistir a excesso de estiramento, ao contrário da tripa de colágeno que será mais resistente quando chegar ao seu limite.
- Possuem um custo mais elevado: O fato de ser um produto de origem animal demanda bastante tempo para a sua produção. Isso encarece o produto.
- Menor rendimento: Encontrar rasgos e furos na tripa natural durante a fabricação da linguiça, diminui a quantidade de produção esperada.
VANTAGENS DAS TRIPAS ARTIFICIAIS DE COLÁGENO
- Uniformidade do produto final: A tripa artificial é ideal para quem vai produzir em escala industrial, pois garantirá um produto padronizado.
- Não necessita lavar: A tripa artificial já vem pronta para uso, bastando colocar na máquina e fabricar as linguiças.
- Odor mais suave: Muitas vezes o odor da tripa artificial é até imperceptível, garantindo mais conforto ao fabricar a linguiça.
- Facilmente digerível: Ao contrário do que muitos imaginam, como a matéria-prima principal da tripa artificial de colágeno é de origem animal, ela é facilmente digerível pelo organismo.
- Peso e espessura melhor: Ao contrário da tripa natural, a tripa de colágeno costuma ser mais fina, embora mais resistente, deixando o sabor do conteúdo predominar.
- A tripa artificial possui custo mais baixo: Por não ter nenhuma perda no processo de fabricação, isso torna a tripa de colágeno mais interessante em relação ao custo benefício.
- Não adquirem odores e sabores desagradáveis: Por não ser uma tripa tão porosa, ela não irá absorver odores e sabores que possam ter na geladeira, por exemplo.
- Seguram melhor a umidade dentro do produto: Sua menor porosidade permite que o conteúdo possa adquirir uma consistência igual em toda a peça.
- Permitem a impressão, inclusive a cores: Quando os produtores querem imprimir sua marca, conseguem devido à sua superfície não borrar.
TRIPAS ARTIFICIAIS – DESVANTAGENS
- Algumas pessoas não gostam de sua textura: Por possuir uma textura um pouco mais plastificada, algumas pessoas se sentem incomodadas ao consumir a tripa de colágeno.
- Baixa penetração da defumação: Sua superfície menos porosa que a da tripa natural permite a defumação, mas o processo requer mais atenção para alcançar o ponto desejado.
- Menor apelo visual: Não parece tão apetitosa quanto a de tripa natural, por sua superfície ficar com mais ângulos e isso incomodar algumas pessoas.
- Só pode ser aquecida até 75°C: A tripa de colágeno não é resistente à fritura, no entanto, é ótima para ser defumada e cozida.
Sabendo das diferenças entre elas, é só escolher qual se enquadra melhor com seu produto.
Possuímos uma equipe técnica para estar lhe ajudando na escolha dos melhores aditivos e condimentos para otimizar e aumentar a qualidade de seus embutidos.